Duas empresas do sector do calçado e uma de prestação de serviços sedeadas no concelho de Oliveira de Azeméis vão melhorar a sua competitividade através do Fundo de Apoio Financeiro ao Investimento «Azeméis Finicia».
Os contratos de financiamento, no valor de 115 mil euros, foram assinados esta sexta-feira numa cerimónia onde o presidente da autarquia realçou a necessidade da comunidade empresarial ser apoiada.
«Temos de apoiar não só as grandes empresas mas também as micro, pequenas e médias empresas», disse Hermínio Loureiro para quem «os projectos aprovados, financiados pela autarquia em 21 mil euros, são uma mais-valia e um imperativo de competitividade e diferenciação empresarial».
Segundo o autarca, o programa de financiamento «é a alavanca que faltava para contribuir para o sucesso das unidades empresariais oliveirenses» que são «um veículo de angariação de riqueza e criação de postos de trabalho, garantindo melhor qualidade de vida para o concelho».
A aprovação dos dois projectos ligados à indústria do calçado levou o autarca a destacar a importância do sector e a capacidade das empresas do concelho que, em tempo de crise, souberam inovar, conquistar novos mercados e aumentar o volume de exportações.
O Fundo de Apoio Financeiro ao Investimento «Azeméis Finicia» resulta da parceria entre a autarquia, Estado, sistema bancário e fundos de capital de risco e garantia mútua.
O programa «Azeméis Finicia» tem como objectivo apoiar projectos ligados à inovação nas áreas da indústria, comércio, turismo, construção e serviços.
O Fundo de Apoio Financeiro ao Investimento – no valor de 250 mil euros – é suportado em 20% pela autarquia na forma de subsídio reembolsável sem juros e os restantes 80% pela entidade bancária.
As empresas com estabelecimentos já existentes que transfiram os seus serviços para a rua Bento Carqueja e António Alegria ou que criem três ou mais postos de trabalho gozarão de «prémios financeiros» que podem envolver a isenção integral do reembolso do Fundo de Apoio Financeiro ao Investimento.
O programa é gerido pela Associação de Desenvolvimento Regional de Entre Douro e Vouga (ADReDV) a quem caberá, em conjunto com a autarquia, a missão de divulgar o projecto, analisar e acompanhar os pedidos de financiamento e controlar a execução financeira e física.
O projecto tem como parceiros a autarquia, a ADReDV, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI), o BPI e a Norgarante (Sociedade de Garantia Mútua, S.A).
O Programa «Finicia» foi lançado em 2006 pelo Ministério da Economia com o objectivo de apoiar projectos ligados à inovação, a negócios emergentes de pequena escala e a iniciativas empresariais de interesse regional.