A construção do Parque do Cercal que se traduz num campo para a inovação, competitividade e empreendedorismo qualificado, ficará concluída em 2013.
O auto de consignação dos trabalhos foi assinado entre o vice presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Ricardo Tavares, e a empresa Costa & Carvalho, S.A., que terá a responsabilidade de finalizar a empreitada.
«É uma obra importante e fundamental que significa um dos principais projetos municipais que tem como parceira a Universidade de Aveiro», afirmou Ricardo Tavares.
De acordo com o autarca, «o investimento garante assim o futuro dos jovens ao representar uma estabilidade no saber e no emprego dos mesmos».
«O projeto estruturante para toda a região tem como objetivo desafiar a investigação e o desenvolvimento tecnológico».
O campus para a inovação será edificado, a partir da segunda semana de agosto, nos 14 hectares situados na Quinta do Comandante, na freguesia de S. Roque.
O Parque do Cercal trata-se de um projeto que, além da componente de ensino, envolve outras valências como investigação e desenvolvimento tecnológico, apoio à incubação de novas empresas, estímulo ao empreendedorismo, promoção do emprego qualificado e apoio ao tecido económico local e regional.
O edifício, com recurso a energia geotérmica e com o formato de uma ponte suspensa que o torna arquitetonicamente invulgar e inovador, terá 180 metros de comprimento.
O espaço terá 600 m2 de laboratórios, 500 m2 de oficinas, um auditório com 200m2 e espaços para biblioteca, salas de aula, formação e reuniões.
O investimento aproximado de cinco milhões de euros contará com verbas provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FEDER - ON.2 O Novo Norte.