A construção do Parque do Cercal, que inclui um campo para a inovação, competitividade e empreendedorismo qualificado, já começou no terreno e a obra ficará concluída em 2013.
Uma empreitada avaliada em 3,8 milhões de euros, cuja autarquia entregou à empresa Costa & Carvalho, S.A..
O campus para a inovação está a ser construído nos 14 hectares situados na Quinta do Comandante, numa parceria com a Universidade de Aveiro.
O Parque do Cercal é um projeto que, além da componente de ensino, envolve outras valências como investigação e desenvolvimento tecnológico, apoio à incubação de novas empresas, estímulo ao empreendedorismo, promoção do emprego qualificado e apoio ao tecido económico local e regional.
O espaço terá 600 m2 de laboratórios, 500 m2 de oficinas, um auditório com 200 m2 e espaços para biblioteca, salas de aula, formação e reuniões.
O edifício, com recurso a energia geotérmica e com formato de uma ponte suspensa que o torna arquitetonicamente invulgar, terá 180 metros de comprimento.
O investimento total, cerca de cinco milhões de euros, contará com verbas provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER – ON.2 O Novo Norte.