Oliveira de Azeméis passou a figurar no estudo “Portuguese Smart Cities Index 2015”, integrando o grupo dos Competidores, logo a seguir ao top 4, onde estão Lisboa, Oeiras, Porto e Bragança. O estudo, realizado pela IDC, empresa líder mundial na área de Market Intelligence, em parceria com a Nova IMS, revela os municípios com as melhores práticas de sustentabilidade e os serviços mais inteligentes.
A análise, que distribui 50 cidades por três categorias Top, Competidores e Seguidores, avalia 47 indicadores em 50 municípios. Entre outros, considera políticas, estratégia e projetos implementados relativos ao governo, edifícios, mobilidade, energia e serviços inteligentes (Vetores de Inteligência) e performance económica, demográfica e índices de utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (Forças Motrizes).
O trabalho tem como objetivo avaliar de forma independente os municípios portugueses no sentido de estabelecer referências para o desenvolvimento futuro das cidades nacionais.
Para além de estabelecer um ranking dos municípios mais desenvolvidos, o estudo apresenta recomendações e um modelo para o desenvolvimento das Cidades Inteligentes, baseado em quatro vetores chave: estratégia, processos, cultura, tecnologia e dados.
Esta distinção reforça a convicção das políticas de desenvolvimento que estão a ser implementadas em prol dos munícipes do Concelho.