Mensagem do presidente

Data: 22/11/2010

A todos os oliveirenses desejo um santo e feliz Natal.

Esta época é, para mim, uma oportunidade para dar ainda mais sentido à solidariedade, olhando para a pessoa que vive ao nosso lado, para aquela que mais precisa e que menos tem.

Este gesto não se pode resumir a uma semana ou a um dia. O esforço de partilha tem de ser contínuo porque só assim conseguiremos transformar a solidariedade numa consciência colectiva e não só de alguns.

As graves dificuldades económicas das pessoas, provocadas pela crise do país, devem unir todos os portugueses e, neste caso, os oliveirenses.

As situações violentas e dramáticas que atingem hoje a sociedade portuguesa não nos podem deixar indiferentes neste Natal. Os exemplos que dermos nesta época contribuirão para cimentarmos, no futuro, uma sociedade mais justa, mais humana e mais rica em valores.

Temos trabalhado para que não existam excluídos, pensando sempre numa sociedade inclusiva centrada no papel importante das crianças, jovens e idosos.

As acções que desenvolvemos no âmbito do Ano Europeu do Combate contra a Pobreza e a Exclusão Social demonstram que só com o envolvimento de toda a sociedade é possível acabar com a exclusão social, a pobreza e a fome.

As nossas preocupações sociais são evidentes e temos feito esse caminho em parceria com as entidades e as instituições. Mas a partilha com aqueles que nada têm parte também de gestos individuais.

Esta época é a oportunidade, por excelência, para darmos sentido aos que não têm Natal nem família, nem uma voz amiga.

É nesta consciência colectiva que eu gostaria de ver exaltados os princípios cristãos e de solidariedade neste Natal. A sociedade impõe a cada um de nós a tarefa de assegurar princípios tão importantes como os da dignidade, da auto-estima e da valorização humana.

Queremos um concelho solidário, fraterno e, claramente, desenvolvido onde as oportunidades sejam iguais para todos, sem excepção.

Trabalhamos arduamente para atingir esse objectivo e transformar o espírito de Natal numa missão diária.

Hermínio Loureiro
Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis