As atividades do Dia Internacional da Proteção Civil, promovidas pela Câmara de Oliveira de Azeméis, tiveram uma elevada adesão da população.
Cerca de 500 jovens e idosos participaram nas ações que se desenrolaram na Praça da Cidade, em parceria com diversas entidades e organismos.
As atividades envolveram rastreios clínicos, demonstrações práticas de 1ª intervenção e técnicas de desencarceramento, suporte básico de vida, desobstrução de vias aéreas e apresentação de filmes alusivos à proteção civil.
Nestas ações foram efetuadas 340 demonstrações práticas junto de alunos das escolas EB 2,3 Bento Carqueja, de Carregosa, Pinheiro da Bemposta, escola Comendador Ângelo Azevedo e escola secundária Ferreira de Castro.
As comemorações incluíram incluíram ainda um simulacro de incêndio na Academia de Música de Oliveira de Azeméis e a ação de sensibilização «Proteção Civil e acidentes domésticos: cuidados especiais com a pessoa idosa» com a participação de 117 utentes das instituições da Comissão de Melhoramentos de Azeméis, Santa Casa da Misericórdia, Associação de Solidariedade Social de Loureiro, Programa Viver Melhor – Santiago de Riba Ul e Cucujães, Comissão de Melhoramentos de Ossela, ADCS Drª Leonilde Aurora A.S. Matos e Associação de Solidariedade Social de Macieira de Sarnes.
Segundo a organização, o balanço é positivo e ficou clara, nos inquéritos realizados, a satisfação dos participantes nas ações desenvolvidas.
As comemorações organizadas pela autarquia tiveram a parceria da Comissão Municipal de Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa (delegação de Cucujães), Bombeiros de Oliveira de Azeméis e Fajões, Centro local da Seguração Social, divisão municipal de Educação, GNR (Escola segura), ACES do Entre Douro e Vouga – Aveiro Norte II e Santa Casa da Misericórdia.