As festas de La Salette em Oliveira de Azeméis, que se realizam entre os dias 05 e 13 de agosto, «adaptaram-se à atual conjuntura económica sem deixar de celebrar condignamente um festejo que atrai milhares de pessoas», afirmou o presidente da Fundação La Salette em conferência de imprensa.
De acordo com Ricardo Tavares, «o formato da edição de 2012 segue a linha dos anos anteriores, aliando a vertente religiosa ao caráter lúdico».
As procissões de velas e do triunfo são pontos fortes religiosos, mas o cartaz estende-se pelos concertos musicais e o festival folclórico com o grupo de danças e cantares de Nogueira do Cravo, o rancho infantil e juvenil de Briteiros, Guimarães, o rancho folclórico de Paranhos da Beira e o grupo «As lavandeiras da Ribeira da Lage», de Oeiras.
Inserido no programa das festas está também o espetáculo de Iran Costa e sua banda, às 23h00 do dia 10 de agosto.
O cantor brasileiro, natural de Porto Franco, apresenta ao público temas como «O bicho vai pegar» e «A dança do quadrado».
A novidade acontece no dia 08, quarta-feira, com a atuação de quatro bandas jovens do concelho - Lululemon, Cave Story, The 11th Experience e D-Trouble.
«Este é um programa que nos orgulhamos de apresentar apesar dos cortes devido à época de crise», disse Jorge Coelho, presidente da Comissão de Festas.
«Não vamos entrar em loucuras e por isso tentaremos manter o orçamento do ano passado», acrescentou.