Uma centena de ciclistas deu início à semana Europeia da Mobilidade, em Oliveira de Azeméis, com o evento «Azeméis sobre rodas», organizado pela Câmara de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Roadgalaxy, Associação de Cicloturismo do Centro, Rotary Club de Oliveira de Azeméis e Escola de Ciclismo Bruno Neves.
Entre muitos participantes associaram-se à iniciativa o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, o vereador do da juventude, Pedro Marques e o piloto de automóveis João Rebelo Martins.
Segundo os organizadores, «a iniciativa foi um sucesso porque participaram pessoas que normalmente não andam de bicicleta mas que se juntaram ao evento mostrando que é possível, sem grande esforço, percorrer várias ruas de Oliveira de Azeméis e, com isso, fazerem as suas actividades do dia-a-dia».
«A ideia principal do evento foi promover um meio de transporte alternativo e foi conseguido», explicou a organização.
«A Escola de Ciclismo Bruno Neves associou-se à iniciativa porque faz todo o sentido promover o uso de bicicleta, como se faz em muitos países da Europa», disse Cristina Neves.
«Esperamos que as pessoas passem a utilizar mais vezes a bicicleta como meio de transporte e no próximo ano, cá estaremos a participar novamente», acrescentou.
Para a direcção da Associação de Cicloturismo do Centro tratou-se de «uma excelente iniciativa, com uma bonita moldura humana que deu um colorido diferente às ruas da cidade».
«Oliveira de Azeméis é uma cidade afamada à pratica e ao uso de bicicleta, quer em carácter de lazer, competição e cicloturismo pelo que, ao sermos uma instituição de utilidade pública, cuja finalidade é a promoção cultural, desportiva e recreativa, através da prática do ciclismo, não podíamos ficar alheios a esta iniciativa», afirmam os seus dirigentes.