«Este prémio deixa-me bastante orgulhoso», afirmou Hermínio Loureiro, após ser distinguido com o prémio «Honra e compromisso para com os bombeiros».
A distinção decorreu no passado sábado, em Pampilhosa do Botão, concelho da Mealhada, na I Gala dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, organizado pela Juvebombeiro.
O autarca oliveirense referiu que este prémio «foi uma surpresa muito agradável», lembrando que “o apoio que é dado aos bombeiros, que andam no terreno a vencer as adversidades e a salvar vidas, é sempre pouco”.
Durante o seu discurso de agradecimento, Hermínio Loureiro, perante uma enorme representação oliveirense, partilhou esta distinção com todos os bombeiros e bombeiras do concelho de Oliveira de Azeméis, «que têm sido inexcedíveis no trabalho que realizam.
Infelizmente muitas vezes injustamente criticados e só lembrados em caso de emergência».
«Foi importante que outros reconhecimentos viessem para Oliveira de Azeméis», referiu o autarca, aludindo às distinções feitas aos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis (Núcleo mais participativo da Juve Bombeiro) e ao fotojornalista Francisco Manuel (Bombeiros nos Média), «um jornalista que acompanha como poucos, as questões da proteção civil», disse.
«Tivemos o privilégio de ver uma exposição fotográfica que ele próprio produziu.
É alguém que, no exercício da sua profissão, procura destacar o trabalho dos bombeiros e de quem zela pela segurança das populações», referiu Hermínio Loureiro, lembrando que «o trabalho dos bombeiros de Oliveira de Azeméis, nomeadamente com os jovens, é fantástico e está à vista de toda a comunidade».
A concluir a sua intervenção, Hermínio Loureiro lançou o repto a Ana Moreira, grande dinamizadora da Escola de Infantes dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, para que seja a corporação oliveirense a organizar a próxima gala dos bombeiros do distrito de Aveiro.