As Jornadas Técnicas para o Desenvolvimento Local, que arrancaram no último fim-de-semana em Cesar, “registaram forte adesão, com participada reflexão e muitos contributos”, afirmou a coordenadora da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), Teresa Pouzada.
“A metodologia que reveste o formato das jornadas é muito interessante, envolvendo todos os participantes de uma forma dinâmica”, referiu a responsável, sublinhando que “Cesar respondeu à altura ao lançamento de mais uma iniciativa da ADRITEM”.
A ADRITEM contou na organização com a parceria do Município de Oliveira de Azeméis, da Junta de Freguesia de Cesar e da Villa Cesari (Associação de Cultura e Desporto de Cesar).
“O trabalho em rede é benéfico para pensarmos os caminhos para o desenvolvimento. O primeiro passo está dado e, certamente, outros se seguirão”, frisou.
O presidente da Junta de Freguesia de Cesar, Augusto Moreira, não tem dúvidas da importância desta reflexão, que – em sua opinião – é “necessária tendo em vista o desenvolvimento sustentável da vila para os próximos anos”.
“Ao reunirmos aqui as forças vivas da freguesia para debater problemas que são comuns a todos, significa que as pessoas têm interesse, que participam quando são chamadas e que desta forma vamos continuar no caminho certo rumo ao futuro”, salientou o autarca.
Para o presidente da Villa Cesari, Paulo Silva, este modelo de iniciativas “fortalece o trabalho em parceria”, ajudando, consequentemente, à evolução do território local.
“A interajuda entre associações, autarquia, empresas e comunidade, sobretudo em momento de crise - como o que estamos a viver -, é fundamental para prosseguirmos a nossa actividade em prol das populações”, disse.
A iniciativa - que surgiu no contexto dos “Encontros para o Desenvolvimento Local” – foi a primeira de uma série que irá percorrer as freguesias abrangidas pela ADRITEM oriundas dos concelhos de Valongo, Gondomar, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha.
“Estou convencido que estas jornadas vão ser um grande êxito, numa altura que é necessário agitar consciências, juntando à mesma mesa pessoas ligadas às diferentes áreas que caracterizam a identidade de um povo para discutirem ‘olhos nos olhos’ anseios e necessidades. Coletivamente é mais fácil traçar caminhos”, destacou António Grifo, diretor da ADRITEM.
Temas e convidados
“Território, Ambiente e Recursos Naturais”, “Demografia e Capital Humano”, “Setor Social”, “Cultura e Património”, “Actividades Económicas” foram as temáticas abordadas ao longo dos dois dias, permitindo “identificar os problemas e as potencialidades da freguesia de Cesar e definir as linhas estratégicas do seu plano de desenvolvimento para 2014-2020”.
Os trabalhos, que decorreram no Centro Cívico Justino Portal, contaram ainda com a participação de especialistas em diferentes áreas, que transmitiram experiência e conhecimento aos participantes, grande parte deles jovens ligados designadamente ao movimento associativo local.
O tema “Território, Ambiente e Recursos Naturais” foi dinamizado por Teresa Pouzada (licenciada em Engenharia das Ciências Agrárias e pós-graduada em Gestão) que além de coordenadora da ADRITEM ocupa idênticas funções na ATA – Aldeias de Portugal, sendo fundadora da PORTIC – Think Tank para a Internacionalização das Empresas.
“Demografia e Capital Humano”, a cargo de Lurdes Macedo (licenciada em Psicologia), consultora e formadora na área de recursos humanos e professora do ensino superior.
No “Setor Social”, Rosário Relva (socióloga), assistente de investigação no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, coordenadora e técnica superior de Sociologia em dois projectos de Desenvolvimento Local - PROGRIDE E POEFDS, proveniente de fundos comunitários.
“Cultura e Património”, com o escultor Bruno Marques, licenciado pela Faculdade de Belas Artes do Porto, mestrado e investigação em Arte Sacra.
“Atividades Económicas”, teve intervenção de António Luís Ferreira (licenciatura em Economia, pós-graduado em Marketing, mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo), fundador e gestor da “Gestão de Topo” (consultoria e formação em gestão e empreendedorismo) e da “Verde Novo” (gestão territorial, valorização de património cultural, gestão turística); consultor e formador em diversas áreas da gestão; especialista em projetos de investimento e sistemas de incentivos.