Mais de um milhar de idosos da freguesia de Cucujães, Oliveira de Azeméis, esteve reunido, em Braga, no âmbito do 13º encontro, iniciativa destinada a assinalar as experiências de vida da geração sénior.
O evento, organizado pela junta de freguesia com o apoio da Câmara Municipal, pretendeu promover o estatuto do sénior chamando à atenção para a «importância da dedicação à família», afirmou o presidente da autarquia.
«Infelizmente a nossa sociedade tem dedicado pouco tempo à componente familiar, mas em Cucujães isso não acontece», disse Hermínio Loureiro.
«Continuem a valorizar e a partilhar as vossas experiências e saberes com a comunidade», apelou o autarca durante o almoço de confraternização, referindo que «a autarquia continuará a trabalhar no sentido de reduzir o isolamento social do idoso ao potenciar uma dinâmica relacional».
Hermínio Loureiro, que centrou o seu discurso na temática da «união familiar» recordou ainda o investimento que a autarquia tem feito na promoção de iniciativas e na criação de serviços e interacções sociais com o objectivo de «aumentar a qualidade de vida dos idosos do concelho».
«Para o ano, a autarquia voltará a apoiar este encontro», anunciou.
Hermínio Loureiro, acompanhado da vereadora da acção social, Gracinda Leal, e da deputada Carla Rodrigues, aproveitou para destacar a dedicação de algumas figuras à causa pública, entre elas a irmã Conceição Laranjeiro, o padre Artur Matos e o presidente da Junta de Freguesia, António Silva.
Os idosos, que viajaram em 21 autocarros, reservados para o efeito, fizeram a primeira paragem na Basílica do Sameiro, em Braga, para assistir à celebração da eucaristia presidida pelo pároco Artur de Matos seguindo-se o almoço no restaurante «Santana» em Vila Verde.
Em paralelo decorreram as actuações do grupo de concertinas do museu regional de Cucujães.