Aquela que começou por ser a Escola de Artes e Ofícios Soares Basto, entre 1924 e 1931, acabou por se transformar em 1932 na escola primária Soares Basto.
A escola, situada na freguesia de Palmaz, em Oliveira de Azeméis, funcionou até ao final do ano letivo de 1984/85, tendo como última docente a professora Maria Antonieta Loureiro. Entretanto, desde 1977 e 1996 o edifício acolheu a telescola.
Este mês reabriu as portas como Pólo Multigeracional «Com Vida», onde o diálogo e a interação entre as diferentes gerações dão o mote.
«O projeto veio permitir a recuperação, requalificação e rentabilização de um espaço público subaproveitado, bem como a criação de respostas e serviços à comunidade», afirmou o presidente da autarquia na cerimónia de inauguração.
Segundo Hermínio Loureiro, «o espaço representa uma importante mais-valia no combate ao isolamento social que se faz sentir nesta freguesia».
«Será um local onde a troca de saberes entre gerações é a grande aposta», acrescentou.
O Pólo, aberto de 2ª a 6ª feira, está vocacionado para a realização de atividades lúdicas, formativas, científicas e desportivas e foi dividido em cinco áreas: Animar (o local das artes plásticas por excelência), digital (aulas de informática e criação de uma página de internet), movimento (tradicionais aulas de dança e ginástica), imaginário (dedicado aos mais pequenos) e museu vivo.
O programa para este espaço promete, assim, juntar em são convívio as diferentes gerações do concelho.