No âmbito da 6ª edição da «Semana do Empreendedorismo OPEN 2011» que decorre até 21 de Outubro, reuniu-se, em Oliveira de Azeméis, uma dezena de empresários e autarcas para reflectir a mobilização e motivação dos recursos humanos nas empresas.
Com o foco na motivação e dinamização das redes, os empreendedores debateram a forma de transformar as organizações em verdadeiros «nós» activos e mobilizadores.
«É fundamental que as indústrias interajam com as escolas e universidades principalmente através dos projectos de investigação e desenvolvimento», afirmou o representante do Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE).
Segundo Rui Tocha, «o Centro tem estimulado a realização de teses de mestrado e doutoramento na área dos moldes, pelo que o balanço é muito positivo».
«Temos verificado um aumento significativo de jovens interessados em realizar as suas teses nas nossas empresas», acrescentou, esclarecendo que «o CENTIMFE possui uma carteira de projectos em curso bastante significativa, os quais procuram promover de forma sustentada a competitividade das empresas industriais».
A «Semana do Empreendedorismo 2011», que terá todos os dias temas estruturantes para o sucesso de quem empreende, é vista segundo a OPEN, entidade promotora, como «uma verdadeira injecção de ânimo e motivação a empreendedores e empresários, afirmando-se como elemento de interface no apoio à criação de empresas e à utilização das qualificações dos recursos humanos para a criação de riqueza e realização pessoal».