Uma empresa de desenvolvimento de produtos multimédia «Esfera Crítica» sedeada no concelho de Oliveira de Azeméis tem agora a oportunidade de melhorar a sua competitividade através do Fundo de Apoio Financeiro ao Investimento «Azeméis Finicia».
O contrato de financiamento, no valor de 40 mil euros, foi assinado hoje numa cerimónia onde o presidente da autarquia realçou a necessidade da comunidade empresarial ser apoiada.
«Temos de apoiar não só as grandes empresas mas também as micro, pequenas e médias empresas», disse Hermínio Loureiro para quem os projetos aprovados «são uma mais-valia e um imperativo de competitividade e diferenciação empresarial».
«Este é um programa que se enquadra no espirito empreendedor de um concelho com uma forte pujança industrial», acrescentou.
Segundo o autarca, o programa de financiamento «é a alavanca que faltava para contribuir para o sucesso das unidades empresariais oliveirenses».
O Fundo de Apoio Financeiro ao Investimento «Azeméis Finicia» resulta da parceria entre a autarquia, Estado, sistema bancário e fundos de capital de risco e garantia mútua.
O programa «Azeméis Finicia» tem como objetivo apoiar projetos ligados à inovação nas áreas da indústria, comércio, turismo, construção e serviços.
O Fundo de Apoio Financeiro ao Investimento – no valor de 250 mil euros – é suportado em 20% pela autarquia na forma de subsídio reembolsável sem juros e os restantes 80% pela entidade bancária.
O projeto tem como parceiros a autarquia, a ADReDV, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI), o BPI e a Norgarante (Sociedade de Garantia Mútua, S.A).