Face às temperaturas baixas, previstas para os próximos dias, em particular entre sexta-feira e sábado, dias três e quatro de Fevereiro, a Direção Geral da Saúde (DGS) recomenda um conjunto de medidas de autoproteção.
A DGS lembra que os grupos mais vulneráveis às baixas temperaturas são os bebés e as pessoas idosas pelo que apela para o uso de várias camadas de roupa, para a proteção das extremidades do corpo com o uso de luvas, gorro, meias quentes e cachecol, para a ingestão de bebidas quentes e para que se evite a exposição prolongada ao frio.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomenda também uma atenção especial aos equipamentos com combustão (braseiras e lareiras) que podem causar intoxicação e levar à morte pelo que é importante proceder a uma adequada ventilação das habitações. Para evitar acidentes, os equipamentos de aquecimento devem ser desligados durante o sono.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil chama ainda a atenção das famílias, vizinhos e das redes sociais de proximidade com as pessoas idosas e mais isoladas.
Outras recomendações estão disponíveis em www.dgs.pt www.meteo.pt e www.prociv.pt
A Linha Saúde 24 presta esclarecimentos sobre os efeitos do frio na saúde e medidas de autoproteção através do número grátis 808 24 24 24.