O Voluntariado e a cidadania activa é o tema central da 13ª edição do congresso internacional de Animação Sociocultural que decorre em Oliveira de Azeméis até este sábado.
O simpósio, promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC), reúne cerca de três centenas de jovens e técnicos nacionais e internacionais do sector.
Segundo Carlos Costa, presidente do congresso, o encontro pretende «celebrar o 10º aniversário do Ano Internacional do Voluntariado da ONU ao difundir o valor e o impacto deste na animação».
«O seminário tem ainda como objectivo ser um espaço de informação sobre as possibilidades de voluntariado em animação sociocultural procurando motivar as pessoas para o envolvimento neste tipo de acções», afirmou o responsável na abertura do congresso.
«A missão e o papel dos animadores ganham nas dificuldades actuais uma nova dimensão, por esse motivo a tomada de decisões torna-se fundamental», afirmou Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, desejando «que o congresso seja um espaço aberto de troca de experiências capaz de transmitir uma energia redobrada para o exercício das funções».
Durante os três dias decorre uma Feira do Livro de Animação, Educação e Psicologia, aberta das 10h00 às 18h00 e, no dia 19, das 10h00 às 12h00.
O subespaço regional do Entre Douro e Vouga acolhe pela primeira vez um congresso internacional de animação sociocultural.