Os representantes da Comissão Municipal do Trânsito e Segurança Rodoviária tomaram posse, ontem, no decurso da primeira reunião de funcionamento que teve lugar na sala polivalente da biblioteca municipal.
O novo órgão com funções de natureza consultiva tem como objetivo a troca de informações e a cooperação entre as diversas entidades com vista à resolução das questões relacionadas com o trânsito no município.
«A Comissão surge da necessidade de recolher sugestões e emitir pareceres sobre as matérias do trânsito, segurança rodoviária e sinalética direcional», afirmou o presidente da autarquia na sessão pública da tomada de posse.
Segundo Hermínio Loureiro, «o órgão deverá efetuar recomendações no sentido de reduzir os problemas de trânsito nas 19 freguesias».
O novo órgão pretende ainda contribuir para a «definição da política de trânsito a nível nacional».
A Comissão, liderada pelo presidente da Câmara Municipal, é também composta pelo vereador com responsabilidade nesta área de intervenção, um representante de cada partido político com representação na assembleia municipal, os presidentes das juntas de freguesia, o comandante dos Bombeiros Voluntários e da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Oliveira de Azeméis, e o comandante dos Bombeiros Voluntários de Fajões.
A Comissão Municipal de Trânsito e Segurança Rodoviária foi criada através da deliberação de Câmara Municipal, de 03 de abril, e da Assembleia Municipal de 30 de abril do ano passado.