A Câmara de Oliveira de Azeméis centrou, no passado dia 5 de março, na Praça da Cidade as atividades do Dia Internacional da Proteção Civil.
Na Praça da Cidade estiveram a GNR (nas mais diversas valências), a Associação Humanitária de Bombeiros de Oliveira de Azeméis, a Associação Humanitária de Bombeiros de Fajões, a Cruz Vermelha de Cucujães, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Prevenção Rodoviária Portuguesa e a Santa Casa da Misericórdia.
Segundo Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, «o objetivo de comemorar a data prendeu-se com a importância estratégica que damos às questões diretamente relacionadas com a proteção civil».
«Fizémos demonstrações no terreno para chamar a atenção para essas problemáticas sendo certo que a nossa perspetiva nesta matéria é sempre preventiva», afirmou.
As manifestações incidiram sobre noções práticas de suporte básico de vida e técnicas de desencarceramento e de primeira intervenção (extintores), demonstração de diversos meios da proteção civil, demonstrações práticas de técnicas e equipamentos de proteção e socorro, técnicas de suporte básico de vida, utilização de equipamentos de 1.ª intervenção, demonstrações de práticas desportivas para séniores, demonstração de atuação de equipa cinotécnica e ações de prevenção rodoviária (simulador de álcool, simulador de força de embate esimulador "Sabias que?").
No total foram registadas 1239 participações dos estabelecimentos escolares e 120 séniores.
O evento foi organizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil em colaboração com a Divisão Municipal de Educação e Divisão de Ação Social.