A abertura, no dia quatro de Outubro, da Mostra Concelhia das Bibliotecas Escolares e a entrega dos prémios aos vencedores do «E-Conto Comemorar a República» marcam o início das comemorações do centenário da implantação da República em Oliveira de Azeméis.
Os vencedores do conto online recebem os galardões esta segunda-feira, às 15h00, na biblioteca municipal Ferreira de Castro, no mesmo dia em que é inaugurada a mostra de bibliotecas, reunindo trabalhos sobre a promoção do livro e da leitura realizadas pelas escolas no último ano lectivo.
A implantação da República, a biodiversidade e a poesia são os temas escolhidos para a exposição deste ano que encerra a oito de Outubro.
No dia consagrado à República, cinco de Outubro, o hastear das bandeiras está marcado para as 10h15, acompanhado pelo hino nacional, a cargo da banda de música de Santiago de Riba-Ul e com guarda de honra dos bombeiros de Oliveira de Azeméis.
O dia fica assinalado ainda com a inauguração, às 14h30, do Centro Escolar de Azagães, na freguesia de Carregosa, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Educação, Alexandre Ventura.
O Centro Escolar de Azagães, localizado na freguesia de Carregosa, é um investimento superior a um milhão de euros, dos quais cerca de metade (500 mil euros) foram suportados pela autarquia e os restantes pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
O edifício, com uma área exterior de 1700 metros quadrados e preparado para alunos portadores de deficiência, possui quatro salas de actividades destinadas ao primeiro ciclo, duas outras salas complementares, além de mais duas para o ensino pré-primário, biblioteca escolar, sala polivalente, refeitório e cozinha.