O concelho de Oliveira de Azeméis continua a ser apetecível para acolher eventos e seminários, mostrando possuir excelentes condições para esse efeito.
Desta vez foi o eco-hotel Vale do Rio, na freguesia de Palmaz, a ser escolhido por investigadores e directores de 60 centros de investigação e desenvolvimento (I&D) da Universidade do Porto para debaterem o seu futuro e avaliarem o modelo de financiamento da investigação na União Europeia.
As excelentes instalações da unidade hoteleira e a tranquilidade oferecida pelas águas e pelas margens do rio Caima, em fase de requalificação pela Câmara Municipal, foram o cenário ideal para os congressistas reflectirem sobre as questões que levou a Universidade do Porto a organizar o 1º Encontro de Centros de I&D.
A autarquia de Oliveira de Azeméis associou-se à iniciativa pioneira, na linha da sua política estratégica de aproximação à investigação e às universidades.
O presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, interveio no encontro dando a sua visão da forma como a sociedade vê a investigação das universidades, a sua aproximação aos centros de conhecimento, bem como os caminhos a seguir para melhorar a relação entre a sociedade e a comunidade científica.
«As universidades devem fazer um esforço de aproximação à comunidade empresarial bem como as empresas devem abrir sem preconceitos as portas ao saber das universidades», afirma Hermínio Loureiro.
Ainda com a paisagem do Caima como pano de fundo, a reunião magna discutiu ainda áreas estratégicas de desenvolvimento do país e aproveitou para lançar uma rede social de I&D virada exclusivamente para os investigadores da universidade do Porto.