A apresentação do projecto «Bibliomóvel», uma carrinha itinerante que vai levar a leitura à população mais isolada do concelho, e o lançamento da reedição dos «Annaes do município» fazem parte do programa comemorativo do 27º aniversário da elevação de Oliveira de Azeméis a cidade que se assinala a 16 de Maio.
Na véspera, o projecto «Entr'Artes», destinado a recriar o ambiente e a paisagem histórica do centro da cidade através da pintura, fotografia e poesia, dá o arranque às comemorações promovidas pela autarquia.
No dia 16, a solenidade inicia-se (09h00) com a cerimónia do hastear das bandeiras nos Paços do Município, prolongando-se depois até ao final do dia.
Às 09h30, no cine-teatro Caracas, realiza-se a assembleia «Políticos de palmo e meio» que irá questionar o presidente do município. Meia hora depois o arquivo municipal abre as portas à comunidade, decorrendo ali várias iniciativas.
Uma delas é a reedição da obra «Annaes do município de Oliveira de Azeméis» que será apresentada às 16h00, seguindo-se a actuação do grupo de concertinas do Museu Regional de Cucujães.
A autarquia pretende fazer desse dia um dia aberto à participação da população, estando convidada a associar-se ao evento.
Segundo a autarquia, «as comemorações serão mais uma oportunidade para demonstrar o orgulho oliveirense, recordar nomes e afirmar o futuro de um concelho com uma história rica e cheia de personalidades que lançaram o concelho para a modernidade».