O Centro de Recuperação de Crianças Deficientes e Inadaptadas de Oliveira de Azeméis (CERCIAZ) tem um novo Centro de Atividades Ocupacionais, com
capacidade para 30 utentes.
No total, esta instituição de solidariedade social, sediada em Santiago de Riba-Ul e que completará 35 anos em 2016, tem três oficinas de trabalho e é frequentada por 60 utentes. A inauguração das instalações contou com a presença do Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho.
“A CERCIAZ é um exemplo de integração e inclusão”, afirmou o responsável do Governo durante a visita, salientando que a inauguração “reconhece o trabalho em profundidade que aqui se desenvolve” e destacando o facto de a entidade “não estar fechada em si própria e revelar uma abertura à sociedade e ao Município”.
Hermínio Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, elogiou a entidade e o trabalho ali realizado.
“A CERCIAZ é uma instituição que todos os dias nos dá o melhor dos exemplos. Faz um trabalho sério, imprescindível e insubstituível, transformando dificuldades em oportunidades e contribuindo decisivamente para a vida de todos os que a frequentam e para a comunidade oliveirense”, afirmou o autarca, lembrando que a Câmara tem vários protocolos com esta entidade, que é responsável pela limpeza e embelezamento de algumas das rotundas da cidade de Oliveira de Azeméis. Também é nas suas instalações que funciona o Centro de Treino Municipal de Boccia.
António José Silva, Presidente da Direção, classificou como “inexcedível” a colaboração de Hermínio Loureiro e congratulou-se pelo facto do novo espaço “permitir a abrangência de mais utentes, reequilibrar as contas e contemplar o uso diário desta instituição”. O responsável fez ainda um agradecimento
aos colaboradores e a todos aqueles que participaram no crescimento da CERCIAZ.