O projeto de requalificação do parque de La Salette, em Oliveira de Azeméis, que resultou de uma candidatura apresentada pela autarquia, no valor de cinco milhões de euros, está dividido em várias operações responsáveis pela alteração da sua atual imagem.
A ‘Nova Mata’ é uma das operações inseridas no âmbito do programa de requalificação do parque com o objetivo de o tornar num espaço natural com dimensão regional e nacional.
Segundo Hermínio Loureiro, presidente da autarquia «está dado mais um passo muito importante para a requalificação definitiva do parque da cidade conferindo-lhe uma imagem moderna e mais atrativa».
«É uma prenda excelente para renovar e melhorar o pulmão verde da cidade e do concelho», acrescenta o autarca, aludindo ao primeiro centenário do parque.
Até ao momento foram plantadas mais de duas centenas de árvores.
A reflorestação daquela que virá a ser a ‘Nova Mata’ está em curso e «contribui em larga escala para a melhoria da qualidade paisagística do parque e da sua envolvência, valorizando assim o património do concelho e contribuindo para o ordenamento e gestão adequada do espaço», disse.
O investimento na requalificação do Parque resulta da aprovação de uma candidatura pela Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) ao abrigo do ON.2 - O novo Norte - Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013 (QREN).