A celebração carnavalesca no Município de Oliveira de Azeméis vai ter como momento alto o corso agendado para a terça-feira de Carnaval (17 de Fevereiro), pelas 15 horas, na cidade de Oliveira de Azeméis, onde está prevista a participação de 1000 foliões. A iniciativa é organizada pela FAMOA - Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis e conta com o apoio da Câmara Municipal, que concedeu tolerância de ponto para esse dia. Antes, no dia 7 Fevereiro, às 15h00 horas, vai ter lugar o desfile infantil, onde vão participar 1700 crianças. No total, 2700 Oliveirenses vão animar e dar corpo ao Carnaval oliveirense.
“O Carnaval de 2015 em Oliveira de Azeméis apresenta-se como um regresso desejado às ruas de Oliveira de Azeméis”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Hermínio Loureiro, acrescentando que “fomos sensíveis ao apelo da FAMOA, nosso parceiro estratégico, para que o Carnaval voltasse às ruas. A Câmara Municipal vai voltar a apoiar este evento através da comparticipação financeira no valor de 12 mil Euros. Queremos que seja um evento marcante”.
As inscrições para o desfile da terça-feira de Carnaval estão abertas até ao dia 12 de fevereiro e a previsão aponta para a participação de 1000 foliões, 30 carros alegóricos e aproximadamente 20 associações locais.
António Grifo, Presidente da Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis refere que “as associações estão focadas no Carnaval e fizeram um grande esforço para dignificar este evento. Só com o apoio da Câmara Municipal é possível manter um movimento associativo forte.”
O Carnaval volta assim a ser celebrado em pleno após uma interrupção, ocorrida na sequência da decisão do Governo de Portugal em não conceder tolerância de ponto. Muitas empresas do Concelho, através do acordo coletivo de trabalho, dão este dia de pausa aos seus trabalhadores, apresentando mais uma razão para o Executivo Municipal decidir conceder a tolerância de ponto no próximo dia 17 de Fevereiro.