Câmara poupa 90% na iluminação dos monumentos da cidade
Data: 09/03/2010
Monumento ao Centro Vidreiro foi um dos locais que passou a estar iluminado com tecnologia LEDs
A Câmara de Oliveira de Azeméis substituiu os equipamentos de iluminação de alguns monumentos emblemáticos da cidade, representando uma poupança de energia superior a noventa por cento.
A substituição dos projectores com tecnologia LEDs insere-se numa lógica de racionalização e eficiência energética e incidiu sobre quatro elementos esculturais espalhados pela cidade.
A nova iluminação cénica e arquitectural envolveu a aplicação de equipamentos LEDs no monumento aos bombeiros, na Avenida D. Maria I, com uma poupança de 85%, no monumento às 19 freguesias, correspondendo a uma redução energética de 93%, o mesmo valor conseguido na peça de homenagem ao Campeonato Mundial de Hóquei em Patins com a substituição da anterior iluminação.
No monumento ao Centro Vidreiro, localizado junto às instalações da GNR, a empresa responsável procedeu também à instalação de projectores LEDs.
São várias as vantagens da tecnologia LEDs relativamente a outras fontes de luz, destacando-se a eficiência energética, o baixo consumo relativamente às lâmpadas de incandescência e baixa emissão de calor.
A tecnologia, para além das poupanças energéticas, tem um período de funcionamento de 50.000 horas, não tem custos de manutenção e contribui para a preservação do ambiente.
A autarquia de Oliveira de Azeméis planeia estender a instalação de equipamentos LEDs a outras áreas de intervenção.