Após 160 anos da sua criação, no longínquo ano de 1856, o Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho (CAFPC) homenageou, no início deste ano, o seu fundador assinalando os 200 anos do seu nascimento.
A existência atual do CAFPC deve-se ao benemérito António Pinto de Carvalho que há mais de um século e meio lançou mãos à obra e edificou as raízes de uma instituição de apoio social que é hoje reconhecida a nível local, regional e nacional.
Nas instalações situadas em Lações de Cima, perto da escola secundária Ferreira de Castro, trabalha-se afincadamente para dar apoio e proporcionar o bem-estar a mais de duas centenas e meia de bebés, crianças e jovens entre os quatro meses e os 18 anos de idade.
O trabalho desenvolvido pelas anteriores direções esteve em destaque nas palavras proferidas durante a homenagem ao empreendedor notável que foi António Pinto de Carvalho.
O presidente da Câmara Municipal, Hermínio Loureiro, foi um dos intervenientes que marcou o seu discurso não só com o reconhecimento a todos os que desde sempre trabalharam, com dedicação, para engrandecer a instituição mas, fundamentalmente, com rasgados elogios a António Pinto de Carvalho pelo seu trabalho a favor de uma sociedade mais justa e solidária.
“O fundador desta casa foi um verdadeiro exemplo de responsabilidade social que, à altura, possuía uma visão estratégica como mais ninguém”, afirmou o autarca, considerando que o papel empreendedor de António Pinto de Carvalho, bem como de outros beneméritos, foi determinante para que hoje exista uma adequada resposta social no país.
O tributo ao fundador do CAFPC serviu também para homenagear dois ex-dirigentes da instituição, António Oliveira (que desempenhou as funções de secretário, tesoureiro, vice-presidente e presidente da direção) e Vieira Dias, que presidiu durante anos à assembleia geral.
O Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho é uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada em 16 de setembro 1856 por António Pinto de Carvalho e D. Rosa Pinto de Carvalho, com a denominação de Asilo da Infância Desvalida. Destinava-se a recolher e a abrigar crianças órfãs, bem como peregrinos doentes. Mais tarde adotou o nome de Lar Pinto de Carvalho e mais recentemente assumiu a designação atual.
O CAFPC é uma das obras mais antigas no país no apoio à infância e juventude oferecendo á população as valências de Lar de Infância e Juventude, Centro de Acolhimento Temporário, Creche, Pré-Escolar, CATL e Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental.