Os consumidores do município de Oliveira de Azeméis passaram a estar mais protegidos na defesa dos seus interesses com a inauguração do Serviço de Informação e Apoio ao Consumidor (SIAC).
«O novo espaço surge da necessidade de contribuir para encontrar as melhores soluções para as reclamações, questões e dúvidas, que preocupam os consumidores», afirmou Hermínio Loureiro, presidente da autarquia.
«A abertura da loja tem como objectivo proteger e defender o consumidor através de políticas de mediação dos conflitos e encaminhamento dos problemas», disse, acrescentando que «a autarquia continuará a contribuir para a criação de uma sociedade cada vez mais prevenida».
Para o autarca, «o forte crescimento do endividamento é fruto de uma sociedade outrora iludida pelos créditos fáceis que acabaram por despoletar, nos dias de hoje, um desequilíbrio orçamental e, por isso, escolhemos a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), enquanto parceiro ideal, para ajudar os consumidores».
«Um consumidor esclarecido é um consumidor protegido» defendeu, por sua vez, o responsável pelo pelouro da defesa do consumidor, Pedro Marques, lembrando que «o SIAC mais do que ajudar a resolver, pretende ajudar a prevenir conflitos de consumo».
Segundo o vereador, «a autarquia continuará a ter um papel activo na defesa dos consumidores dotando-os de informação e formação».
Para António Pinto Lopes, coordenador da delegação regional do norte DECO, é urgente uma mudança de paradigma.
«Estamos numa altura em que é fundamental a alteração de hábitos de consumo», afirmou, garantindo que «em conjunto com a autarquia vamos resolver os problemas daqueles que nos procuram».
A cerimónia de inauguração incluiu ainda a assinatura de um protocolo com a DECO, no âmbito do Gabinete de Apoio ao Sobreendividamento, e outro com o Centro Europeu Jacques Delors.
Desde Janeiro deste ano, o SIAC registou uma entrada de 196 reclamações e pedidos de informação.
No que se refere à tipologia dos atendimentos, a sua origem está relacionada, em grande parte, com o endividamento, internet e telefone.
A loja, que se localiza junto à entrada norte do mercado municipal, está aberta de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.