A Câmara de Oliveira de Azeméis está já a regularizar junto da Segurança Social e da Administração Fiscal as dívidas do Centro de Línguas na sequência de uma auditoria interna onde foram detectadas irregularidades.
O executivo aprovou esta terça-feira o pagamento das contribuições sociais em falta. «Estão reunidas todas as condições para que a Instituição cumpra as suas obrigações com a Segurança Social», afirmou o presidente da autarquia, frisando estar já em curso o pagamento ao fisco.
«Sempre estivemos concentrados na solução e na regularização da situação. Importa igualmente salvaguardar o regular e normal funcionamento desta histórica instituição que já formou milhares de alunos, que tem professores e um nome a defender», disse Hermínio Loureiro, explicando que «o processo de pagamento das dívidas foi, desde o início, a nossa maior preocupação».
«Nunca abdicaremos de defender as instituições, os organismos, os oliveirenses e o bom nome de Oliveira de Azeméis», afirmou o autarca em conferência de imprensa, garantindo a manutenção da normalidade no funcionamento e na qualidade de ensino ministrado pelo Centro de Línguas.
A auditoria ao Centro de Línguas foi ordenada pela autarquia após a detecção de «anomalias» e decorreu entre 14 de Janeiro e 28 de Setembro de 2010, data em que foi dada como concluída.
A auditoria apurou existir «divergência das provas da situação fiscal e contributiva». Passo imediato, a autarquia reuniu com a Segurança Social e com a Administração Fiscal «na procura da verdade».
Face às divergências, que causaram «igualmente estranheza» naquelas duas entidades, a autarquia dispensou a pessoa responsável pela contabilidade e não hesitou «no envio destas questões para os meios de investigação públicos, a Polícia Judiciária e o Ministério Público».
O autarca de Oliveira de Azeméis garantiu que a investigação «será levada até às últimas consequências».
O Centro de Línguas é uma associação autónoma da autarquia, sem fins lucrativos e responsável pela formação anual de centenas de alunos nas disciplinas de francês, inglês, alemão e espanhol.