A Câmara Municipal associou-se ao Programa de Bolsas de Investigação, lançado a nível nacional, no âmbito da Cidade e da Arquitetura, entendido como um apoio a jovens na realização de um trabalho inédito de investigação, com a duração de três meses, e tendo como objeto de estudo o património arquitetónico do nosso Município.
O Programa de Bolsas visa a realização de trabalhos inéditos de investigação que permitam um conhecimento aprofundado sobre o modo como o património arquitetónico do século XX marcou ou “fez cidade” em Portugal.
De forma a dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na edição de 2011/12, o arco temporal a analisar está simbolicamente balizado entre as datas da Implantação da República em 5 de outubro de 1910 e da Revolução de 25 de abril de 1974, considerando que os períodos anteriores estão já consideravelmente caracterizados pela historiografia, e que os posteriores não permitem, ainda, o distanciamento histórico necessário a uma consensual avaliação patrimonial.
Tendo em conta as características de cada cidade, privilegia-se que a realização destes trabalhos de investigação traga contributos para o desenvolvimento cultural, social, ambiental e económico da cidade, através da promoção e valorização do património arquitetónico, tendendo às estratégicas traçadas por cada município envolvido, para o progresso da cidade, ou a conceitos da iniciativa do próprio candidato.
Pretende-se, ainda, que os participantes realizem um documento que registe o itinerário/percurso dos objetos alvo do estudo de investigação.
Este registo deverá ser representado através de um mapa do município objeto de estudo onde deverão ser assinalados os referidos percursos.