A Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM), que assinala esta quinta-feira o seu 25º aniversário, é «um exemplo de trabalho de cooperação intermunicipal», afirmou o presidente da instituição, Hermínio Loureiro.
«A AMTSM tem sido ao longo dos últimos anos um exemplo de trabalho de cooperação entre os municípios e, em diversas matérias, a forma para resolver muitos dos problemas que afectam as populações», disse à EDV Informação o autarca.
"Fora das questões partidárias, os municípios do Entre Douro e Vouga têm procurado pontos de convergência, porque juntos e fortes somos mais respeitados por quem desempenha funções no Poder Central», frisou.
Hermínio Loureiro reafirmou que este modelo de associativismo «teve um papel importante no passado e é também relevante para o futuro, nomeadamente no aproveitamento dos fundos comunitários através do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional)».
O programa comemorativo inclui uma recepção a antigos presidentes de Câmara e pessoas que mais directamente estiveram ligadas à instituição, seguindo-se um almoço.
«Queremos assinalar a data festiva de uma associação que tem tido, até aos dias de hoje, uma missão de promover um relacionamento intermunicipal nas mais variadas questões relacionadas com o desenvolvimento da região», explicou o secretário-geral da AMTSM, António Teixeira.
A AMTSM foi constituída por escritura pública a 12 de Setembro de 1985 pelos municípios de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira, onde actualmente tem a sua sede.
O concelho de Vale de Cambra aderiu em 1993, seguindo-se, em 2000 Arouca e Santa Maria da Feira.
O actual conselho directivo da AMTSM - liderado por Hermínio Loureiro (autarca em Oliveira de Azeméis) - mantém funções até 2011. Constituído em Novembro do passado ano, integra dois vogais: Castro Almeida (autarca em S. João da Madeira) e José Bastos (autarca em Vale de Cambra).
A mesa da assembleia intermunicipal é presidida por José Artur Neves (autarca em Arouca), que conta com Teresa Vieira (autarca Santa Maria da Feira), nas funções de vice-presidente, e Elisabete Rocha (autarca Vale de Cambra), como secretária.
Este órgão é composto por 15 elementos, três de cada concelho.