Assinala-se hoje o 123º aniversário do nascimento do escritor Ferreira de Castro.
Recordarmos o seu nome e a sua figura é a melhor homenagem que podemos prestar àquela que foi e continua a ser a maior figura cultural do nosso município.
O escritor Ferreira de Castro foi um autêntico embaixador de Oliveira de Azeméis tendo levado e espalhado o nome de Oliveira de Azeméis aos quatro cantos do mundo.
Todos nós oliveirenses temos de estar gratos pelo enorme contributo que Ferreira de Castro deu à literatura portuguesa e à difusão da língua portuguesa no mundo, reforçada agora com o prémio Ferreira de Castro, concurso criado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e destinado a portugueses residentes no estrangeiro e a lusodescendentes.
É nosso dever promovermos o nome do ilustre escritor Ferreira de Castro porque dessa forma estaremos a promover Portugal, a nossa língua e a diáspora portuguesa.
O escritor Ferreira de Castro orgulha não só os oliveirenses mas o país e a cultura. É nossa obrigação perpetuarmos a sua obra, a sua memória e o património imaterial que nos legou.
Joaquim Jorge Ferreira
Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis