Os alunos do 2º ciclo (5º e 6º ano) e de uma turma do 9º ano de escolaridade bem como o pessoal docente e não docente foram testados ontem à Covid 19 na sequência do surto diagnosticado na escola básica e secundária Ferreira de Castro.
Hoje serão testadas as turmas do secundário e os resultados da testagem deverão estar concluídos este sábado. Relativamente às turmas e aos docentes que se encontram em isolamento profilático de 14 dias, será seguido o procedimento de testagem habitual nesta situação.
O surto foi diagnosticado após testagem massiva aos alunos do 3º ciclo tendo sido determinada a suspensão das atividades presenciais e a higienização dos espaços escolares.
A abertura da escola à sua atividade normal está dependente dos resultados do rastreio e da avaliação de risco por parte da Autoridade de Saúde. Dessa forma, todos os alunos, professores e pessoal não docente poderão regressar às atividades letivas presenciais já na próxima segunda-feira, 10 de maio, se o resultado aos testes for negativo e se não tiverem indicação para efetuarem isolamento profilático de 14 dias.
A Autoridade de Saúde agradece a “compreensão de toda a comunidade (escolar, agregados familiares) envolvida neste contexto, pois não tem sido possível dar resposta em tempo útil a todas as solicitações. Estamos a tentar agilizar da melhor forma todos os processos associados neste âmbito”.