A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis procedeu, hoje de manhã, à abertura do Centro de Vacinação Covid-19, instalado no pavilhão da escola secundária Soares Basto.
A abertura contou com a presença do presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge, do diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Entre Douro e Vouga II-Aveiro Norte, Miguel Portela e da Delegada de Saúde, Sofia Rocha.
Trata-se de uma estrutura com capacidade, havendo disponibilidade de vacinas, para vacinar entre 200 e 400 pessoas diárias.
Para o presidente, Joaquim Jorge, o Centro de Vacinação é uma “estrutura fundamental para servir melhor a população evitando que os oliveirenses se desloquem a outros locais para serem vacinados”.
O edil espera atingir rapidamente uma média de 400 vacinações por dia, apesar da meta estar limitada ao número de vacinas disponíveis.
“O que esperamos é que cheguem vacinas em número suficiente, porque isso significaria que mais cedo, teríamos as pessoas inoculadas e assim podermos atingir as metas do plano nacional de vacinação que apontam para a vacinação de 70% da população até ao verão”.
Segundo o diretor executivo do Aces Aveiro Norte, a localização do Centro de Vacinação foi pensada em aproximar os utentes dos locais de vacinação, especialmente a população mais idosa e, consequentemente, mais vulnerável.
O Centro funciona de segunda-feira a domingo entre as 09h00 e as 19h00 se houver marcações de vacinação, caso contrário o funcionamento será entre segunda e sexta-feira.
O processo de vacinação é assegurado por profissionais do Aces Aveiro Norte com o apoio logístico da Câmara Municipal.
Até ao dia 28 de fevereiro, o concelho de Oliveira de Azeméis registava 431 pessoas vacinadas, das quais 425 com a primeira dose. No que se refere às Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) estavam vacinados 363 utentes, dos quais 206 com a segunda dose administrada. Dos 326 funcionários, 181 tinham recebido a segunda dose.