Foi publicado em Diário da República o concurso para a reabilitação do troço da linha do Vale do Vouga entre as cidades de Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira.
Com prazo de execução de 240 dias, o investimento ascende aos 2,65 milhões de euros e insere-se no projeto global de requalificação da Linha do Vouga entre Oliveira de Azeméis e Espinho.
Sendo o início da tão esperada modernização da Linha do Vouga, o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, sublinha que “o lançamento do concurso representa o culminar de um intenso trabalho que a autarquia e a Associação de Municípios de Santa Maria desenvolveram junto do Governo para a necessidade de se investir na requalificação e modernização desta importante via ferroviária”.
Segundo o autarca, as melhorias que serão introduzidas irão reforçar “o papel estratégico desta infraestrutura em termos de mobilidade num futuro próximo”.
Joaquim Jorge encara esta modernização como uma resposta à dinâmica social e empresarial de toda esta vasta região reforçando a mobilidade de mais de 300 mil pessoas que são servidas por esta ferrovia, desde há muito obsoleta e desajustada às necessidades da população.
“Foi uma luta longa e difícil mas valeu a pena”, refere o autarca oliveirense, considerando fundamental a reabilitação desta via para toda a sub-região a sul do Douro aproximando-a ao centro da Área Metropolitana do Porto através da sua integração na Linha do Norte, em Espinho.