A profunda degradação da rede viária em todo o concelho levou a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis a intervir na sua requalificação. Decorrente desse esforço, a autarquia está a investir, desde outubro de 2017, mais de cinco milhões de euros em várias freguesias.
O executivo municipal encara a rede viária como “um dos grandes desígnios estratégicos” que tem pela frente não só pela dimensão da malha viária concelhia (cerca de 740 km) mas também pelo “desinvestimento” que ocorreu durante vários anos.
O presidente, Joaquim Jorge, faz notar que “muitas vias que aguardavam há décadas por uma intervenção já estão hoje requalificadas” embora acrescente que “muitas estão ainda a aguardar que chegue a sua vez”.
Entre os fortes investimentos já concretizados, realça-se a requalificação integral da via de ligação entre o centro de Carregosa e o Lugar de Teamonde, e a Rua do Pinheiro na freguesia do Pinheiro da Bemposta, onde foram investidos mais de 100 mil euros.
Mas outras intervenções foram feitas totalizando mais de 180 pavimentações na rede viária das freguesias, ajudando a melhorar a mobilidade e a segurança no concelho, estando programadas intervenções em mais 120 arruamentos.
A intervenção na rede viária vai muito além das pavimentações incluindo a construção de passeios, alargamentos de via, pintura de vias, eliminação de pontos negros, de que sobressai a requalificação do troço “Zé da Curva” e a requalificação de duas pontes, no Pinheiro da Bemposta (na rua Abel Silva Ribeiro) e São Roque (ponte dos Moinhos).