As Festas de La Salette, em Oliveira de Azeméis, vão realizar-se este ano entre os dias 2 e 10 de agosto num quadro geral de contingência devido ao surto epidemiológico da covid-19.
O programa religioso manter-se-á com a realização das procissões das Velas (dia 2) e do Triunfo (dia 9) mas sem a participação da população pelo que o percurso da imagem de Nossa Senhora de La Salette, entre a igreja matriz e a capela de Nossa Senhora de La Salette, far-se-á numa viatura.
Embora sem o habitual programa de animação, os festejos contarão com a venda ambulante no núcleo central do parque. Está previsto o lançamento de fogo-de-artifício na noite do dia 9 de agosto, caso não existam limitações legais.
“Apesar dos constrangimentos atuais não deixaremos de simbolizar a religiosidade oliveirense e o culto à Nossa Senhora com a dignidade que as Festas de La Salette nos merecem”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge.
A edição deste ano terá à frente da organização uma nova Comissão de Festas, sucedendo à anterior que, durante mais de uma década, sob a liderança de Jorge Coelho, foi a responsável por organizar aqueles que são os maiores festejos do concelho.
A nova Comissão de Festas passa a ser liderada por Manuel Joaquim da Silva Tavares que conta com uma equipa constituída por cerca de 30 elementos.
O novo responsável classifica a sua nova função como um “grande desafio” mostrando-se totalmente disponível para organizar os festejos com “toda a humildade, empenhamento e dedicação”.
Além das procissões das Velas e do Triunfo, destaque, no programa, para a missa solene, no dia nove, às 11h00, na igreja matriz.
À semelhança de anos anteriores estão a ser introduzidas melhorias no parque, em parceria com a Comissão de Festas, nomeadamente a requalificação do coreto e a limpeza do cruzeiro e escadório de acesso à capela.