O protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis para a construção do novo posto territorial da GNR de Cesar foi já homologado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís.
O novo posto vai custar 1,075 milhões de euros e será construído num terreno cedido pela autarquia, junto ao estádio do Mergulhão.
O projeto de execução da obra, da responsabilidade da Câmara Municipal, deverá estar concluído até outubro e após a sua aprovação pelo Ministério da Administração interna (MAI), será celebrado um contrato interadministrativo para concretizar a empreitada “cujas despesas, incluindo a fiscalização e a coordenação de segurança e obra, serão maioritariamente reembolsadas pelo Ministério”.
“Finalmente caminhamos para a resolução de um velho problema”, afirma o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, recordando que o posto funciona em instalações arrendadas há cerca de 30 anos mostrando-se inoperacional para a missão dos militares em garantirem a segurança das populações.
Há mais de duas décadas que a GNR de Cesar e as populações reclamam instalações dignas para esta força militar, melhorando as condições de trabalho e operacionalidade.