A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis assinou o contrato de empreitada para a reabilitação da Escola Básica e Secundária de Fajões.
Os trabalhos, no valor de 1 milhão e 829 mil euros, referem-se à construção de um bloco (bloco C) e fazem parte da primeira fase da empreitada que vai requalificar aquele estabelecimento de ensino, já a caminho dos 40 anos de existência.
Com a comparticipação de fundos comunitários, a requalificação da EBS tem sido apontada como uma prioridade dada a existência de problemas infraestruturais que não são compatíveis com um ensino de qualidade.
A intervenção destina-se a criar melhores condições para que alunos e professores possam beneficiar de infraestruturas que promovam o sucesso escolar.
As obras de requalificação desta escola são cofinanciadas a 85% por fundos comunitários, no âmbito do NORTE2020, sendo a restante verba assegurada em partes iguais pela autarquia e pelo Estado, através do Acordo de Colaboração n.º 26/2019, publicado no DR de 21-10-2019. O prazo de execução da obra é de 540 dias.
Neste momento, ao abrigo do mesmo cofinanciamento, está a ser preparada a segunda fase da empreitada que será lançada a concurso nos próximos meses e permitirá uma intervenção de requalificação total desta Escola.
A Escola Básica e Secundária (EBS) de Fajões é a escola sede do Agrupamento com o mesmo nome – Agrupamento de Escolas de Fajões - estendendo a sua área de influência por cinco freguesias.