Tendo em conta que, segundo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe restrições à estadia em Portugal de cidadãos regressados da China ou de outras áreas afetadas com o novo coronavírus (COVID-19), os munícipes devem adotar, por recomendação da Direção-Geral da Saúde, algumas medidas de higiene e de etiqueta respiratória.
Por outro lado, as pessoas regressadas da China ou de zonas afetadas devem estar atentas ao surgimento de febre, tosse e eventual dificuldade respiratória. No caso de surgirem estes sintomas não se devem dirigir aos serviços de saúde mas contactar com o SNS24 (808 24 24 24) e seguir as orientações dadas.
A Direção-Geral da Saúde disponibiliza também informações e orientações destinadas às escolas e às empresas. Saiba ainda quais as áreas afetadas em Itália.
Medidas a cumprir:
- Lave frequentemente as mãos com água e sabão esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos
- Reforce a lavagem das mãos entes e após a preparação de alimentos após o uso da caa de banho e sempre que as mãos lhe pareçam sujas
- Pode também usar em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool
- Use lenços de papel (de utilização única) para se assoar
- Deite os lenços usados num caixote do lixo e lave de seguida as mãos
- Tussa ou espirre para o braço com o cotovelo fletido e não para as mãos
- Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.
Todas estas medidas enquadram-se na Emergência de Saúde Pública Internacional declarada pela Organização Mundial de Saúde na sequência da epidemia do novo coronavírus.
Vídeo sobre o o coronavirus