Diversas iniciativas relacionadas com a alimentação e a nutrição foram desenvolvidas no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação promovida pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
As ações, dirigidas a crianças, comerciantes e utentes do mercado municipal, visaram informar e alertar para o impacto do desperdício alimentar e das opções alimentares de cada indivíduo.
As atividades centraram-se no Serviço de Informação e Apoio ao Consumidor (SIAC) e no mercado municipal e realçaram a importância para a promoção de hábitos alimentares saudáveis junto da população.
Nesse sentido, junto dos utentes e operadores do mercado municipal, foi distribuído o folheto “Desperdício Alimentar e Sustentabilidade” e informação relacionada com fruta e produtos hortofrutícolas.
Decorreu ainda a exposição de materiais elaborados pelo SIAC “Pela sua saúde diga não ao açúcar”, as atividades “As cores e os nutrientes dos alimentos” e “À roda com os alimentos” e a leitura da história infantil “A menina que não gostava de fruta”.
No auditório da biblioteca municipal, a autarquia, através da Divisão Municipal de Educação, promoveu o show cooking “A minha marmita: lanches e merendas saudáveis”, da responsabilidade de Andreia Brandão e Andreia Gonçalves, da empresa “Uniself”.
A iniciativa deu a conhecer algumas dicas para um plano semanal de lanches e terminou com uma prova organolética (prova que avalia o sabor e cheiro) de alimentos preparados no show cooking.