A primeira edição dos “Sabores da Nossa Terra” registou uma boa adesão dos oliveirenses deixando satisfeito o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge.
“Depois deste sucesso vamos trabalhar para que esta oferta gastronómica se reforce no futuro”, afirmou o autarca que marcou presença na abertura do certame, juntamente com os presidentes da Associação Comercial do concelho, Manuel Tavares, e da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl, Manuel Alberto.
Resultando de uma parceria entre a Associação Comercial e a autarquia, os “Sabores da Nossa Terra” é um evento que pretende valorizar e promover a gastronomia do concelho e, através dela, o território oliveirense.
Ao mesmo tempo, pretende ser, a par de outros eventos, uma iniciativa geradora de dinâmicas sociais e económicas levando visitantes até ao centro da cidade.
Na sequência desse objetivo muitos foram os oliveirenses que, no último fim-de-semana, se deslocaram ao Largo a República para degustarem as melhores iguarias apresentadas pelos restaurantes aderentes. A doçaria marcou também presença, quer adoçando a boca dos visitantes, quer competindo na sexta edição do concurso que elegeu os melhores doces.
A iniciativa foi classificada como eco evento mostrando as preocupações ambientais da autarquia em eventos com grande produção de resíduos.
“Estão criadas as condições para tornar este evento numa excelente oportunidade de divulgação do melhor da gastronomia local”, afirma o presidente da Câmara, agradecendo aos expositores, visitantes e Associação Comercial o contributo dado para o êxito do evento.
Vencedores do concurso de doçaria
1º classificado – “Da João Doçaria” (pão de ló)
2º classificado - Confeitaria Laranjeira (tarde de maracujá)
3º classificado - Sandra Tulhinhas (canudinhos)
Menções honrosas
Confeitaria Laranjeira (éclairs)
Delícia dos Sabores (bolo folhado)
Sandra Tulhinhas (lozinho)
Padaria de Azeméis (jesuíta)
Hygge (conventual de amêndoa)
Hygge (queijadinha de cenoura)