O município de Oliveira de Azeméis marcou presença na formalização recente da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, da qual é um dos membros subscritores.
O ato decorreu em Vila Pouca de Aguiar constituindo-se num importante passo para a promoção e gestão dos caminhos que formam a rota milenar percorrida por
milhões de peregrinos desde o início do século IX.
“A criação deste novo organismo permitirá a divulgação e a valorização dos Caminhos de Santiago reforçando as vertentes histórica, patrimonial e turística de Oliveira de Azeméis junto dos peregrinos que atravessam o troço entre as freguesias do Pinheiro da Bemposta e Cucujães”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.
Trata-se de um itinerário que se encontra devidamente identificado e sinalizado levando a que o centro da cidade seja cruzado por muitos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.
A Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago visa implementar uma estratégia comum em todo o território nacional e uma sinalética igual nestas vias de peregrinação à catedral espanhola.