O concelho de Oliveira de Azeméis ocupa a 50ª posição global no Rating Municipal Português de 2019 que foi apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian com o apoio da Ordem dos Economistas.
A avaliação do Rating Municipal Português aos 308 municípios do país, para os anos de 2016 e 2018, incidiu sobre Governança, eficácia de serviço ao cidadão, desenvolvimento económico e social e sustentabilidade financeira apresentando os 30 melhores e os 30 piores municípios por ranking.
Na avaliação ao Desenvolvimento Económico e Social, o município oliveirense ocupa a 30ª posição sendo um dos sete concelhos da Área Metropolitana do Porto que figuram entre os 30 melhores municípios portugueses.
No indicador sustentabilidade financeira e no conjunto dos municípios portugueses, Oliveira de Azeméis está classificada na 45ª posição. No que se refere às duas outras avaliações (eficácia de serviço ao cidadão e governança), o município ocupa, respetivamente, o 175º e o 212º lugar.
Para o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, “estes indicadores são motivadores para continuarmos a trabalhar no sentido de melhorarmos ainda mais a nossa resposta em termos de eficácia, desempenho e sustentabilidade”.