Os munícipes dos concelhos que integram a Área Metropolitana do Porto (AMP), incluindo Oliveira de Azeméis, vão poder utilizar o passe único já a partir do dia 1 de abril em todos os operadores de transportes públicos.
O acordo entre o Governo e a AMP foi assinado ontem de manhã no Porto com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, do presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, e dos presidentes das autarquias que fazem parte da AMP.
O passe único custa no máximo 40 euros mensais por utente e permitirá viajar em todos os operadores de transportes públicos na AMP.
Esta iniciativa pretende incentivar o uso dos transportes coletivos e está inserida no Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART).
Para Joaquim Jorge, “esta é uma medida de forte alcance social com reflexos no orçamento disponível das famílias, fundamental para a coesão social e económica de todo este grande território.”