A Câmara de Oliveira de Azeméis deu continuidade ontem à expansão da rede de água no concelho com o arranque das obras na freguesia de São Martinho da Gândara.
Os trabalhos fazem parte da rede de abastecimento a partir do R17 e do prolongamento da rede do R24, um investimento de 1,9 milhões de euros que irá abranger ainda as freguesias de Madaíl, Ul e parte da freguesia de Travanca.
A empreitada vai aumentar os índices de abastecimento de água das quatro freguesias beneficiando uma população de 4 700 habitantes.
O investimento na rede irá permitir que as freguesias de São Martinho da Gândara e Madaíl atinjam uma taxa de cobertura de 100% quando a taxa atual é quase inexistente.
Já no que se refere às freguesias de Travanca e Ul, a cobertura, depois das obras, passará dos 0,7% para os 36% e de 1,8% para 81%, respetivamente.
“Os investimentos vão prosseguir e trabalharemos para resolver um dos maiores problemas do município”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.
O prazo de execução dos trabalhos é de 520 dias.
O aumento da rede abastecimento de água é uma aposta do atual executivo com o objetivo de aumentar a atual taxa de cobertura que se situa na ordem dos 70 por cento.
Financiamento: POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos