A Câmara de Oliveira de Azeméis aprovou o pedido de adesão à Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, uma entidade que pretende revitalizar, promover e dinamizar as variantes históricas, religiosas, sociais, patrimoniais e económicas associadas ao Caminho Português de Santiago.
O município oliveirense é atravessado por um trilho que se estende entre as freguesias do Pinheiro da Bemposta e Cucujães. Trata-se de um itinerário que se encontra devidamente identificado e sinalizado levando a que o centro da cidade seja cruzado por muitos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.
A criação da nova entidade abrirá novas perspetivas quer ao nível da divulgação e valorização do Caminho de Santiago reunindo sinergias e experiências dos municípios associados, quer ao nível da apresentação de candidaturas a fundos nacionais ou europeus.
Os Caminhos de Santiago são trilhos percorridos, desde o século IX, por peregrinos que afluem a Santiago de Compostela. O Caminho constituiu-se no primeiro itinerário cultural europeu e assumiu um papel importante na dinamização da história e cultura da Península Ibérica.
A autarquia sublinha o interesse público da adesão do município destacando a valorização da identidade histórica e turística do concelho.