O Município de Oliveira Azeméis promoveu hoje, 05 de novembro, junto dos alunos do da escola básica Comendador António da Silva Rodrigues, o exercício público de cidadania “A Terra Treme”. Exercício de prevenção que foi realizado em todo o território nacional, exatamente às 11h05, numa ação da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).
No concelho de Oliveira de Azeméis, a iniciativa envolveu mais de uma centena de participantes, entre alunos, professores e auxiliares, técnicos dos serviços da Educação e Proteção Civil da autarquia e Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis. Aos alunos foram transmitidas algumas explicações sobre o que é um sismo, o que pode acontecer, que atitudes de prevenção devem ser tomadas e que comportamentos se devem adotar numa situação real.
Após uma breve ação de sensibilização por parte dos responsáveis da autarquia foi feito um exercício de simulação.
O exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico teve a duração de um minuto e visou alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. O objetivo é conhecer e praticar os três gestos clássicos de autoproteção e que podem salvar vidas em caso de tremor de terra: baixar, proteger e aguardar.
O Município de Oliveira de Azeméis adere à iniciativa promovendo este exercício público que visa informar a população, com especial enfoque nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com efeito, é uma forma de os preparar para o eventual risco e de os capacitar enquanto agentes sensibilizadores da população em geral para estas questões de segurança.
A ação, na escola foi acompanhada de perto pelo vereador da educação, Rui Luzes Cabral, que sublinha a importância deste exercício que prepara os participantes para este incidente e incentivou os alunos a partilharem, junto da sua família e amigos, a informação e procedimentos adquiridos.
Promovido em todo o território nacional, este exercício público que qualquer cidadão podia fazer individualmente, visou envolver todas as comunidades nesta ação de sensibilização e de preparação, contribuindo de uma forma ativa para o aumento da preparação dos indivíduos, enquanto responsáveis de primeira linha pela sua auto-proteção em situação de emergência.