A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis aderiu ao Compromisso de Pagamento Pontual a Fornecedores, projeto lançado em 2011 pela ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores.
Para Joaquim Jorge “ser membro desta associação representa a nossa determinação no cumprimento rigoroso dos prazos de pagamento para com os nossos fornecedores”, “só honrando os nossos compromissos atempadamente é que se torna possível contribuir para um ciclo económico saudável na nossa sociedade”, acrescenta.
Em Portugal, cerca de 44% dos pagamentos [fonte: ACEGE] são feitos com atraso o que provoca um impacto devastador na economia portuguesa.
Em dezembro de 2017, a câmara municipal apresentava como prazo médio de pagamento a fornecedores 43 dias, tendo vindo a serem desenvolvidos mecanismos na expetativa de alcançar o objetivo do executivo - o pronto pagamento.
A redução do prazo médio de pagamento influencia a otimização de recursos permitindo melhor eficiência, melhor negociação com os fornecedores e, consequentemente a libertação de verbas para melhor utilização dos dinheiros públicos.
Esta insígnia agora atribuída permite reforçar a responsabilidade social da câmara municipal na promoção de uma cultura de pagamento pontual e da competitividade da economia local e nacional.