A imagem de Nossa Senhora de La Salette regressa hoje ao altar da capela do antigo Monte do Crasto naquela que é a Procissão do Triunfo, um dos momentos altos das Festas de La Salette que terminam amanhã em Oliveira de Azeméis.
Tanto a procissão do Triunfo como a procissão das Velas, a qual transportou há uma semana a imagem da capela de La Salette para a igreja matriz, acentuam a religiosidade das festividades atraindo à rua milhares de devotos.
A procissão do Triunfo é uma manifestação de culto e veneração à santa por ter ouvido, no remoto ano de 1870, as preces dos oliveirenses num período de seca que fazia prever fome e miséria.
A procissão inicia-se às 18h00 saindo da igreja matriz em direção ao parque da cidade, integrando a fanfara dos bombeiros voluntários de Oliveira de Azeméis e irmandades das paróquias da vigararia de Oliveira de Azeméis.
Ao longo de todo o percurso milhares de pessoas assistirão à passagem da imagem cumprindo uma tradição e demonstrando a sua fé. Esta é a altura em que os oliveirenses se reencontram e vivem um ritual religioso do qual se orgulham.
A religiosidade das festas fica marcada também pela missa solene na igreja matriz, às 12h00 de hoje, com a participação do Grupo Coral Cénico La Salette.