Os arquitetos Telmo Castro e Pedro Mendes foram agraciados pela Câmara de Oliveira de Azeméis pela conquista do prémio “Palmarés Architecture Aluminium Technal 2017” com o projeto do edifício do Centro de Negócios, situado na Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro.
O júri premiou o imóvel na categoria “Descobrir” por ser um edifício inovador e pela forma como se afirma no terreno, característica enaltecida pelo presidente da autarquia, Joaquim Jorge.
Segundo o autarca, o edifício tem uma dupla característica, a sua integração no meio envolvente e a sua afirmação numa área industrial que “é uma resposta importante para a indústria e para o desenvolvimento económico do concelho”.
O autarca oliveirense destacou a relevância do prémio ibérico agradecendo aos autores do projeto por terem “enriquecido o património arquitetónico concelhio”.
“Esta obra é um exemplo de modernidade onde a inovação ganhou o seu espaço na atribuição do prémio”, disse Joaquim Jorge considerando que a distinção do júri “prestigia o concelho” por este passar a ostentar “um equipamento com a chancela de um prémio”.
O Centro de Negócios foi o único projeto português a ser premiado com o “Palmarés Architecture Aluminium Technal 2017”, na cerimónia que decorreu no Museo Reina Sofia, em Madrid, Espanha.
A edição deste ano recebeu obras finalizadas entre 2015 e 2017, realizadas na Península Ibérica e ilhas (Espanha e Portugal), Andorra e Gibraltar.